Lamaçal: Ônibus escolar atola em estrada de Limeira e crianças são resgatadas pela Defesa Civil
14/02/2025
(Foto: Reprodução) Depois de reclamações devido a buracos, a Estrada da Balsa em Limeira (SP) voltou a que precisam usar o trecho. Via está tomada de lama após as chuvas registradas no início de fevereiro. Lama em estrada de Limeira é alvo de reclamação de moradores
Depois de denúncias por existência de buracos, a Estrada da Balsa em Limeira (SP) voltou a ser alvo de reclamações dos moradores que precisam usar o trecho nesta sexta-feira (14). A via está tomada de lama após as chuvas registradas no início de fevereiro. Um ônibus escolar que transportava criança ficou atolado e os estudantes precisaram ser resgatados pela Defesa Civil.
A Estrada da Balsa em Limeira (SP) liga o município a Americana (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP). No último dia 5 de fevereiro de 2025, o g1 publicou uma reportagem sobre os transtornos sofridos por moradores da região que precisam usar a Estrada da Balsa.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Limeira informou em nota que realizou uma manutenção na semana passada no referido trecho, mas devido ao grande volume de chuva que caiu na região nesta quinta-feira, a estrada foi afetada.
"Uma equipe da pasta está indo ao local fazer uma nova manutenção de emergência. A solução definitiva para essa estrada, o asfaltamento, já teve projeto realizado pela prefeitura, que neste momento aguarda a aprovação e liberação de recursos do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) de São Paulo", comunicou em trecho do documento.
Ônibus escolar fica preso em atoleiro em estrada de Limeira
Reprodução/EPTV
Buracos
Na ocasião, as pessoas entrevistadas pela EPTV denunciavam buracos, valetas e ondulações que colocam os frequentadores em risco de vida e prejuízos financeiros. A estrada ainda acumula lama e água empoçada em períodos de chuva. Um dos buracos do acostamento da estrada tem mais de um metro de profundidade e 25 m de comprimento.
Buraco sinalizado pelos próprios moradores para evitar acidentes
Edijan Del Santo
Solução dos moradores
O líder comunitário Valmir do Amaral Duca criou solução para amenizar os transtornos. Ele amarrou pneus e madeira a um cabo de aço na própria caminhonete para “nivelar” o terreno.
A dona de casa Ester Soares foi uma das moradoras que teve o próprio carro quebrado em decorrência dos problemas da estrada. “Está muito ruim, péssima, não tem condição. Já perdi escapamento do meu carro e acabei com o amortecedor”, informa a moradora Ester Soares.
Além de carros, motoristas de caminhões e motos têm se arriscado pelo local. É o caso do serralheiro Delzimar Piaui. “Está difícil. Quando chove quebra tudo a motinha. É um absurdo. Moro aqui há uns meses, mas faz muito tempo que o pessoal reclama da estrada”, afirma Delzimar Piaui.
Poças de água e lama na Estrada da Balsa em Limeira
Edjan Del Santo
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba