Piracicaba fecha 2024 com maior nº de multas de trânsito em dez anos; veja locais com mais autuações

  • 22/02/2025
(Foto: Reprodução)
Foram 172.408 autuações no período, o que representa média de uma multa a cada três minutos. Levantamento do g1 também mostra quais são os tipos de multas mais aplicadas. ARQUIVO: Novo radar de Piracicaba durante período de instalação Prefeitura de Piracicaba Piracicaba registrou em 2024 o maior número de multas de trânsito em dez anos. Foram 172.408 autuações no período, o que representa média de uma multa a cada três minutos. Excesso de velocidade é o flagrante mais realizado e o Viaduto Francisco Jesuíno Avanzi tem a maior quantidade de registros de infrações. LEIA TAMBÉM: Piracicaba fecha 2024 como 2ª cidade do estado com maior proporção de mortes no trânsito por habitante Quinze dos 22 novos radares de Piracicaba ainda não operam; veja quais estão multando Associação de motoristas registra BO e cobra diálogo com prefeitura sobre critérios para fiscalização no trânsito Os dados são da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes e mostram que o total de autuações teve um aumento de 22,1% no ano passado, na comparação com 2023. Se comparado com 2015, início da série histórica, o aumento foi de 63,1%. Nesse mesmo período de dez anos, o aumento da frota da cidade foi de 25,5%, conforme dados da Secretaria Nacional de Trânsito (passou de 284.544 para 357.265 veículos). Velocidade excessiva lidera infrações Os dados da pasta também mostram que a infração mais recorrente na cidade é transitar em velocidade acima da permitida em até 20%. Foram 37,2 mil multas emitidas após flagrantes do tipo no ano passado. Na sequência, aparecem a não identificar do condutor infrator em multas a pessoas jurídicas e avanço de sinal vermelho do semáforo. Confira abaixo: Vias com mais autuações O equipamento instalado no Viaduto Francisco Jesuíno Avanzi, sentido Rio Claro, foi o que mais multou em 2024, com 9,9 mil registros. Em seguida, aparecem o da Avenida 1º de Agosto, altura do Nº 420, e o do cruzamento das avenidas Limeira e Monsenhor Martinho Salgot. Veja no quadro abaixo: Associação questiona critérios Associação questiona critérios Neste mês, a Associação dos Motoristas de Aplicativos de Piracicaba (Amap) fez questionamentos sobre os critérios do sistema de fiscalização eletrônica de trânsito da cidade. A entidade registrou um boletim de ocorrência, no último dia 10, apontando supostas irregularidades em semáforos, e critica os locais definidos para implantação de radares na cidade. No registro feito na Polícia Civil, o presidente entidade, Robson Gomes da Silva, relatou que a luz amarela de semáforos da cidade vinha durando dois segundos e que esse tempo é insuficiente para que o motorista consiga desacelerar de forma segura antes que o sinal fique vermelho. Também argumenta que isso resulta em multas injustas e coloca em risco motoristas e pedestres. Após o registro, a prefeitura divulgou que havia casos pontuais e que realizou ajustes, o que foi confirmado pela Amap. Nº de mortes em acidentes de trânsito em Piracicaba e Limeira cresce dos últimos 8 anos Locais de instalação de radares No entanto, a associação faz outros questionamentos ao sistema de fiscalização. Entre eles, afirma que não foram seguidos critérios técnicos para definir os locais de implantação dos radares. A entidade, que representa 2,5 mil motoristas, não apresentou dados oficiais, mas afirmou ao g1 que há locais com alta frequência de acidentes sem radares e outros com baixa incidência e que receberam equipamentos. "Estamos apontando, cobrando, brigando para que esse levantamento técnico [antes da instalação dos radares], que determina o Código de Trânsito Brasileiro, seja realmente feito. Que os radares sejam colocados com critérios. Ninguém aqui está sendo contra radar. Nós estamos sendo contra radares sem critérios, sem levantamento técnico, sem uma necessidade realmente plausível", afirma Robson. Radares em Piracicaba Ronaldo Oliveira/EPTV Sinalização e temporizador Ele também diz que há pontos de fiscalização eletrônica sem a sinalização devida. "Muitos motoristas passam por esses radares e não têm a sinalização obrigatória que determina o Código de Trânsito Brasileiro". O presidente da Amap ainda relata que foram retirados temporizadores de semáforos. "Isso [temporizador] ajuda muito o profissional do volante a diminuir a marcha, para que ele pare no amarelo. Tiraram a maioria deles da nossa cidade. Então, nós também estamos às cegas", reclama. Trânsito em via de Piracicaba Antônio Trivelin/g1 Estudos técnicos baseiam decisões, diz pasta A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes informou ao g1 que realizou a conferência e a alteração dos tempos da cor amarela nos radares com avanço semafórico onde foi necessário e que todos estão com quatro segundos de amarelo nas avenidas e nos cruzamentos. "Os equipamentos de fiscalização eletrônica são instalados após estudos técnicos e análises de sinistros de trânsito obtido do sistema Estadual Infosiga, conforme o CTB e seguindo as normativas constantes na Resolução 798/2020 do Contran, sempre procurando reduzir os sinistros de trânsito e, consequentemente, o número de mortos e feridos no trânsito", acrescentou. A pasta e a Amap realizaram uma reunião para discutir os assuntos levantados pela associação. VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

FONTE: https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2025/02/22/piracicaba-fecha-2024-com-maior-no-de-multas-de-transito-em-dez-anos-veja-locais-com-mais-autuacoes.ghtml


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